Dicas de Casamento

Quais documentos são necessários para casar?

Documentos necessários para casar

 

Para que as pessoas possam se casar no civil e mesmo na Igreja, é necessário que se tenha uma certa documentação. São em Cartórios de Registro Civil, que são onde os casamentos são registrados, mas todos eles precisam requisitar os mesmos documentos, inclusive quando é mais de uma via.

Cada tipo de casamento também precisa de documentos especiais: há alguns solicitados para quando um dos cônjuges é menor de idade e outro para quando alguém já foi casado antes, assim entre várias outras situações. É necessário que se tenha certeza de que todos eles estão disponíveis: sempre que algum deles faltar, será preciso que se providencie a segunda via, pois a falta de qualquer um dos documentos é suficiente para que o cartório não possa fazer o casamento.

Quais são os documentos necessários para os casamentos?

Alguns deles são padrão, ou seja, os noivos terão de apresentar não importando qual seja a condição. São eles o comprovante de residência, que precisa ser original, e também a certidão de nascimento, assim como duas testemunhas e ainda o RG. Essa é a documentação básica para quando os cônjuges são maiores de idade e quando nunca tiveram um matrimônio.

Porém, para os viúvos, é preciso todos esses documentos e também a certidão de óbito do antigo cônjuge. Se esses indivíduos são divorciados, será obrigatório mostrar a averbação referente ao divórcio, bem como a certidão do casamento anterior. Para os noivos que são menores de idade, existem duas possibilidades: que os pais escrevam um documento de autorização ou que eles sejam emancipados.

Os noivos estrangeiros também têm a possibilidade de casar-se com alguém que seja brasileiro, desde que possuam a certidão de nascimento feita no seu país de origem e que esteja reconhecida pela sua embaixada, podendo ser substituída pela certidão consular. É necessário ainda que se tenha o Registro Nacional de Estrangeiro, chamado de RNE.

Esclarecimentos necessários

A maioria dos cartórios solicitam todos os documentos em vias originais e as duas testemunhas também têm de levar os seus. Porém, quando se marca com o Cartório de Registro Civil alguma data, é indispensável reforçar se é obrigatório levar cópia e se ela tem de estar autenticada. É válido questionar também que tipo de documento as testemunhas têm de levar: provavelmente, será apenas o RG.

E para a cerimônia religiosa?

Não é apenas a cerimônia no civil que necessita de documentos: as Igrejas também pedem muita documentação para que a cerimônia seja realizada. Primeiro, as paróquias possuem taxa, já que elas ficarão reservadas. Para os noivos viúvos, ela também requisita certidão de óbito e todos os padrinhos terão de apresentar cópia do seu RG.

Primeiro, deve ter ocorrido a cerimônia civil, já que o protocolo tem de ser levado. Além disso, é obrigatório que ambos os noivos já sejam batizados e que eles apresentem a certidão de batismo. É verdade que essa certidão pode se perder durante os anos e, nesse caso, pode-se procurar a paróquia para pedir outra e, se ela não existir, procura-se o bispado.

Show More
Casamento de Sucesso

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Close
Close